quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Café del Sur e o custo - benefício

Café Del Sur foi o lugar escolhido pelas meninas para mais uma noite de orgia gastronômica / alcoólica. Já tinha passado em frente algumas vezes, e até tomado um suquinho de kino no Kamu Kamu, que fica no mesmo prédio, no começo do Córrego Grande. Mas o suco de kino é outra história, a glutonice de hoje fica por conta do rodízio de massas que fomos encarar na noite fria e chuvosa de ontem.

O que pesou na decisão, pelo menos pra mim, foi o custo-benefício do Café del Sur. A promessa era a de comer massa até dizer chega, por 12 reais. Lá fomos as quatro, eu, Talita, Priscila e Solange, conhecer esse pequeninho e aconchegante café / restaurante / bar. A casa traz no cardápio algumas especialidades portenhas, entre bebidas e comidas, acompanhadas (com um volume que podia ser menos alto) por um baixista que manda muito bem num repertório em que predomina jazz, mas que me ganhou quando tocou “Incompatibilidade de Gênios”, do João Bosco e do Aldir Blanc.

Voltando à mesa, como quem venceu na noite foi o bolso, a opção foi mesmo o rodízio. Funciona assim: recebemos várias comandas, com quatro tipos de massa (espaguete, talharim, penne e rigatone) para combinar com uma – ou até duas, pra quem arriscar misturar – das opções de molho (sugo, bolonhesa, amatriciana, pesto genovês, fungi secchi, quatro queijos, gorgonzola com castanha e carbonara). Vou falar aqui das minhas opções, que foram as que eu provei e é o que a memória permite lembrar depois de uma garrafa de Salton Classic Merlot (R$ 22) e outra de Callia (fico devendo a uva), segundo a atenciosa atendente “infinitamente melhor”, e pela qual pagamos os mesmos R$ 22, já que o Salton tinha acabado e ela abateu a diferença.

Pedidos feitos, passaram-se uns dez minutos até a chegada do meu talharim à carbonara, a melhor das três opções que eu fiz na noite. O molho estava com o tempero correto, o sal na medida, e o conjunto só pecou no que pra mim foi geral nos três pratos provados, (um aspecto que eu já falei aqui em outros posts, de outros lugares): tempo demais na panela. Fora isso, achei o prato bem equilibrado, sem carregar no sal, geralmente um problema nas preparações que levam bacon.

Enquanto eu me deliciava com o macarrão, com o vinho e com o papo, já era hora de fazer o próximo pedido, pro cozinheiro não perder o pique. A opção foi pelo penne ao pesto genovês (manjericão, azeite, queijo, alho e castanha), que também estava muito bom. A Talita reclamou que no dela, que ela pediu misturado com quatro queijos, não veio a castanha, que pra mim é o que faz toda a diferença e dá um sabor e crocância especiais. Talvez não tenha vindo porque ela pediu os molhos combinados.

Já partindo pra gula e pra outra garrafa, decidimos ir para o terceiro round. Dessa vez foi o simpaticíssimo cozinheiro que veio anotar os pedidos pessoalmente. Talita e eu optamos por dividir um espaguete de gorgonzola com castanha, porque era impossível comer um inteiro. Aliás, a dica é pedir meias porções sempre, pra ter a oportunidade de provar mais sabores, já que os pratos são bem generosos. Chegado o macarrão derradeiro, não sei se foi minha barriga já cheia, meu paladar alterado por tantos sabores ou o vinho fazendo efeito, não consegui sentir o gosto do gorgonzola. Mas registro aqui que provavelmente a culpa foi minha, e não do prato, já que a Talita (louca por gorgonzola) aprovou.

Alguns minutos pra digerir o exagero, sempre regado a goles de vinho, resolvemos encerrar a conta e a noite: R$ 31,30 pra cada, contabilizados o rodízio, as duas garrafas de vinho e uma de água mineral. Garantiram a segunda visita pelo excelente atendimento, pela boa comida, pela ótima música, combinação que resulta em um dos melhores custos-benefícios que vi por Floripa.


Exibir mapa ampliado

8 comentários:

Mila disse...

perdi playboy!
pelo menos comi sushi! o/

Unknown disse...

eu queria pedir uma quentinha mas ngm deixou...
tava u "ó" do borogodó ... to ruim ate agora \o/

Fabíola disse...

Arranje um lugar mais perto de Biguaçu.

(RISOS)

Talita Fernandes disse...

Maravilhosamente bom. A comida, o vinho e a companhia.

Duda Silva disse...

Repetindo aqui Bruna, excelente o blog! talvez amanhã eu faça um test drive num desses aí.... Veremox!
Uma singela sugestão de um designer que geralmente abusa da leitura dinâmica, seria uma simbologia à la Guia 4rodas ao fim dos textos.

Tipo:
Preço: $; $$; $$$
Atendimento: ☺; ☺☺; ☺☺☺
Ruído/Música: ♫; ♫♫; ♫♫♫
Potencial casal: ♥; ♥♥; ♥♥♥
Comida?: ♣; ♣♣; ♣♣♣
Bebida?....
(ou utilizando ícones de verdade...)

Duda Silva disse...

Testado e aprovado!
No dia excepcionalmente não estavam servindo o rodízio, mas de qualquer maneira estava ótimo. Ambiente, atendimento, música, comida, bebida, e preço.
Coincidendemente bebi o Callia também. Bem bom. Valeu a indicação.

Unknown disse...

ótima dica.

sempre passo em frente mas nunca me chamou a atenção a ponto de parar pra conferir.

mais um pra semana :)

natalia araújo disse...

humm ..to loka pra conhecer agora! quem sabe hoje!

Postar um comentário