terça-feira, 1 de setembro de 2009

O sabor do Cardamomo

Me perguntaram essa semana, num tom de implicância, por que eu sempre escrevo aqui sobre quem me acompanha aos lugares onde eu vou. O certo é que isso surgiu meio espontaneamente, mas tentei me justificar falando que esse espaço é mais que um amontoado de textos sobre comida. É um amontoado de textos sobre comida, sobre ambientes, sobre atendimento, sobre impressões e, inevitavelmente, sobre companhias. Talvez isso justifique um pouco, talvez o Ivan queira só me encher um pouco a paciência com críticas construtivas, mas o fato é que as minhas companhias da última aventura gastronômica foram boas demais para ignorá-las aqui.

A indicação do restaurante foi do Kojak, leitor do blog e o cara mais encantadoramente ranzinza que eu já conheci. Apostando que o bom gosto do meu amigo pra comida seria tão bom quanto o que tem pra músicas e filmes, chamei as meninas para conhecer o Cardamomo, um restaurante que, segundo o site (que precisa urgentemente ser melhorado), serve “pratos da culinária internacional à base de massas, risotos, carnes nobres e frutos do mar”. De cara já tinha gostado, quando vi o tal site, do fato de eles disponibilizarem o cardápio com a faixa de preços dos pratos, o que poupa qualquer surpresa desagradável e me ajudou a escolher o prato de antemão.

Chegando lá, descobrimos, eu e Talita, que a noite era de chopp em dobro. Pra não perder tempo, o garçom desceu um caneco de Opa (chopp de Joinville) de 500 ml (R$ 4,50), que tomamos na parte externa do restaurante, de frente para a Rio Branco, até que a Corinha e a Camila chegassem. Já acomodadas no deck, elas nos acompanharam também, e na segunda rodada partimos as quatro para os pedidos.

Eu, como não perco a oportunidade de manifestar meu instinto carnívoro, pedi um filé mignon recheado com brie ao molho de queijos, acompanhado de arroz primavera (R$ 27). Na mesma vibe “carne pra que te quero”, a Camila optou por um filé mignon ao molho poivre aromatizado com conhaque e guarnecido com arroz branco e salada (R$27). O lado saudável da mesa, representado por Corinha e Talita, escolheu o mesmo prato, um salmão grelhado ao brie na manteiga (ok, nem tão saudável assim...), com arroz selvagem e branco e brócolis ao alho (R$ 25 cada).

Depois de mandar ver na segunda rodada de Opa, decidimos esperar pela comidinha no salão interno, que tinha um movimento bem considerável pra uma quarta-feira em Florianópolis. O garçom, muito simpático e prestativo, nos sugeriu um espumante Casa Valduga demi-sec 2007 (R$ 34) que, segundo ele, era uma opção que casava tanto com a carne quanto com o peixe. Eu digo que até solteiro ele dava um caldo.

Feito o brinde, hora de atacar! O meu molho de queijos estava divino, e o arroz primavera delicioso, com aquele gostinho discreto de alho poró. O brie vinha por dentro do filé, muito cremoso, digno de capa da revista. O filé também estava bom, mas para o meu gosto podia ter ficado menos no fogo, preservando um pouquinho mais a suculência. Como trabalho é trabalho, me obriguei a provar os pratos das meninas. O filé da Camila estava no ponto certo, e molho também era muito bom, apesar de não trocar o meu pelo dela nunca. O salmão das meninas também estava delicioso, mas deixo que elas falem nos comentários qual foi a impressão do prato por completo. A minha, fora o ponto da carne, foi a melhor possível.





Não nos dando por satisfeitas, partimos para a sobremesa. Resolvemos dividir o desfalque no bolso e o excesso na balança, rachando os doces em duas. A Talita e a Cora foram conservadoras e pediram um petit gateau (R$ 12). Corinha disse que já comeu melhores, e ela sabe o que fala. Eu e Camila resolvemos nos aventurar no sabor do tempero que dá nome ao restaurante, e preferimos um sorvete de chocolate com cardamomo (R$ 12). Concluímos, depois de muito experimentar, que o gosto diferente parecia muito com gengibre. E não estávamos erradas. Minha amiga Wikipedia me contou que “o nome cardamomo é usado para designar diversas espécies em três gêneros da família do gengibre (as zingiberáceas)”. Para arrematar a noite, uma gentileza da casa: quatro bombonzinhos de chocolate com cardamomo. Com o bolso mais leve (R$ 211,20, no total) e o corpinho mais pesado, nos despedimos dos simpáticos sócios, Fernando e Victor, com a promessa de volta breve.

P.S: As fotos estão com a Corinha, coloco aqui assim que ela mandar. Já vou postar logo antes que alguém desista de ler o blog por falta de atualização ;)


Exibir mapa ampliado

7 comentários:

Anônimo disse...

Bruna, valeu pela recomendação... Diferentemente de ti, eu não tenho o Vinícius como padrão para recomendação de restaurantes. Agora posso ir ao Cardamomo com mais segurança.

Fabíola Bovee disse...

Esse chopp de Joinville que eu havia te falado.
Já tem até uma distribuidora deles na Via Expressa, meu pai alugou um desses barris para o aniversário surpresa da minha madrasta e fez sucesso, fica a dica.
Os pratos devem ser mesmo deliciosos, e o preço parece ser justo, aliás legal tu colocares o preço dos pratos aqui, imagino a cena: Bruna anotando tudo para fazer um post no blog depois.

Mila disse...

Adorei a dica! Esse restaurante parece muito semelhante com o Ruby`s Tuesday do EUA (acho que tem em sp).
Para futuros posts com suas amigas, sugiro que especifique melhor (apelidinhos, ou nome e primeira letra do sobrenome), pq quase achei que tinha ido nesse restaurante e esqueci! hahahah nada a ve...

Pablo disse...

Po show de bola fica a dica entao né ;)
so de ler ali ja da até uma fome aqui hehehe
continua muito bom o blog...
bjaum se cuida

Dharla disse...

ummmm... deu agua na boca!!!
aAHUiah

;)

Pri Fernandes disse...

O Victor é meu tio e tenho grande admiração por seu bom gosto. O restaurante, por consequência, é reflexo da dedicação dele e do Fernando. A comida é uma delícia e o atendimento nem se fala, na última vez que fui pedi um prato com filé mignon... sofro só de lembrar rsrs, muito bom! Muito sucesso para o restaurante ;]

X disse...

Dale Bruna, provocando o apetite dos internautas!

Muito boa a iniciativa do site, vou usa-lo quando for experimentar um bom prato.
-Fotos, necessarias e suculentas.
-Preço, bem útil.

Boa sorte, bom apetite, boa viagem!

Postar um comentário