sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Eu só queria um espresso

Não se assustem com o tamanho do post. A primeira parte é sobre o café Sorrentino e a outra é uma terapia virtual de grupo. Resolvi colocar tudo junto pra ver se eu forçava todo mundo a ler a terapia / pesquisa de opinião. Então leiam! E escrevam!

Admiro a adaptabilidade das pessoas a outras pessoas, a lugares, a situações e, principalmente, a barulhos. Quando o desafio diário é gastar grande parte do tempo no centro de Florianópolis, a adaptação ao último item é mais que um rito de sobrevivência, é quase uma arte. Em meio a “corte cabelo com profissional”, “câmbio-dólar”, “cartão telefônicooo” e “compro e vendo ouro, pago bem no ouro” a mínimos 100 decibéis, nada melhor que um café, num ambiente agradável, onde você possa sentar longe dessa gritaria e relaxar, não? Não. Pelo menos não no Sorrentino Cafés e Doces.

Depois da barriga forrada por um punhado de sushis do restaurante meia boca perto da Praça XV (outra história), meu bom humor estava garantido pelas próximas horas. Nem mesmo dar de cara com a porta fechada da bilheteria do TAC abalou meu espírito Poliana. Se eu tinha que matar meia hora pra comprar o ingresso pro Dominguinhos (valeu a espera, o show foi sensacional), que isso fosse regado pelo menos por um café. Fui até o tradicional café Sorrentino, na rua entre o Banco do Brasil e a Catedral, porque as mesinhas num estilo trenzinho nos degraus da escada me pareceram muito simpáticas e eu resolvi apostar.

Era 12h30 e o café, que também serve PF estava cheio. Fiquei no balcão esperando pra ser atendida e quando se dignaram a fazer isso, pedi meu espresso puro pequeno (R$1,75). O cara que me atendeu (que parecia o dono) fez isso ao mesmo tempo em que falava ao telefone, a coisa mais irritante do mundo depois das pessoas que ouvem música no ônibus sem fones de ouvido. Meu simples espresso demorou 10 cronometrados minutos pra chegar à mesa do segundo degrau. O café Segafredo estava bom, forte e na temperatura certa, mas o ambiente não poderia ser pior. Tomar café ao som de “Desce dois almoços completos e um meio” não é o que eu considero uma boa fuga dos barulhos inconvenientes do centro.



* “Eu só queria um espresso” foi uma referência ao excelente “Eu só queria jantar”, blog pro qual o crítico Luiz Américo escreve no Paladar, do Estadão e que merece ser visitado e revisitado e revisitado.


Exibir mapa ampliado

Então povo, a democracia é (quase) sempre a melhor forma de resolver as coisas. O blog está ganhando mais leitores a cada dia, e eu até me surpreendi com pessoas que eu nem conheço escrevendo e-mails e deixando scraps no orkut (pessoa desconhecida que deixou o scrap, eu não sou metida, o recado sumiu misteriosamente e eu não pude responder, se manifeste de novo!). Nessas trocas de ideia, sempre surge um “o blog ta muito legal, mas...”, o que é ótimo que vocês falem, pra não me deixar fazendo besteira demais por aqui sem que ninguém avise. Bom, vamos ao que interessa, que é o que precisa melhorar por aqui. Então conto com a ajuda de vocês pra me falar por comentário, e-mail, orkut, twitter ou qualquer outro meio de comunicação viável e conhecido, sobre as seguintes questões:

- fotos (mais e melhores): sei que o apelo visual é importantíssimo quando se fala em comida. A minha condição amadora às vezes deixa isso a desejar, tanto na aptidão pra tirar fotos quanto na lembrança de que eu agora escrevo para um blog e devo andar com uma câmera a tiracolo.

- ícones: isso tem que ter mesmo. Era uma ideia que tinha desde a criação, mas que fui deixando passar e que o Duda fez muito bem em relembrar nos comentários. No próximo post pretendo começar com eles, e colocá-los também nos post anteriores. Me cobrem.

- textos longos: eu adoro. Muita gente que passa por aqui também gosta. O Norberto disse que acha que eles têm que ser menores e quase me convenceu. Espero que vocês me convençam do contrário, pra eu continuar com a mania de falar demais, como nesse post aqui mesmo. Acho que aqui a solução pra quem não tem tempo é recorrer aos ícones e me deixar ser egoísta e feliz escrevendo descontroladamente. O que vocês acham?

- referências a outros blogs: um ponto importante pra fazer amiguinhos e divulgar o meu trabalho. O problema é que esse template (que eu peguei pronto, óbvio) não tem espaço pra links dos blogs que eu visito. Alguém se disponibiliza a ajudar uma analfabeta?

- dicas supimpas: vou largar de vez em quando uns drops de coisas legais pra vocês visitarem, como o blog do Luiz Américo que eu falei hoje, e que realmente vale a pena conferir.

- referências a pessoas e delongas: bom, a história do Ivan, e que o Daniel falou também. Por que eu falo tanto das pessoas e de mim? Isso é chato? Acho simpático. O Daniel acha que eu sou preguiçosa e que essa é a maneira mais fácil de escrever. Desconfio que ele tem razão.

- e a comida?: crítica do Joaquim, que diz que eu falo pouco sobre a comida em si. Primeiro acho que não sou gabaritada o suficiente pra falar com autoridade, e depois sou alguém que gosta de escrever também sobre todas as outras impressões. Me convençam de que o Joaquim é um cozinheiro chato que quer ouvir falar só sobre comida e não sobre o lugar, o atendimento, o preço...

Esqueci de alguém que falou alguma coisa? Enfim, quero que vocês me dêem esse feedback. Se vocês se deram ao trabalho de ler até aqui, não sejam sacanas com o tempo de vocês e façam valer. Comentem, digam o que acham, critiquem, mas não esqueçam também de elogiar!

12 comentários:

Anônimo disse...

Querida criança,
Não só penso que falar dos aspectos correlatos aos pratos/bebidas apreciados é muito importante, como acho que textos longos e bem escritos devem ser uma constantes, e nunca uma exceção.
Segue assim, que tu chegas!
Beijos,
Odete.

Anônimo disse...

Ótimo, fui no Terra Brasillis hoje, comida ótima, mas o atendimento estava devagar... muitos clientes, pouca gente para atender...

Gostei da pessoa que deu dica para por mais fotos, bem legal.

Boa sorte.

Norberto.

Lu disse...

Bru,
não tenho problemas com textos longos. Acho que falar do ambiente é bastante importante e que, aos poucos, você irá conhecendo e se sentindo cada vez mais confiante para falar mais dos pratos. Quanto às fotos também acho que, com o tempo, você irá desenvolver habilidade. Gosto muito do seu blog, vá em frente!
beijos,
Lu

Anônimo disse...

Se possível, eu gostaria que fosse adicionado também o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Obrigado. O blog é ótimo.

Anônimo disse...

Odeio fazer isso: expresso é com x.

Bruna de Paula disse...

Opa! Tava esperando alguém comentar sobre o eSpresso. É uma controvérsia grande, mas geralmente tem-se optado escrever com "s". A explicação é que o café não é expresso (no sentido de rápido), mas espresso (no sentido de espremido, da moagem mesmo). Já vi grafado dos dois jeitos, em vários lugares, mas a tendência é usar espresso com "s" mesmo, como usam os italianos.

Anônimo disse...

Eu não conhecia, na verdade nem tinha procurado saber a origem da expressão, apesar de sempre achar esquisito sair para tomar um café 'rápido'. Obrigado pela explicação. Mas agora provei os dois e lhe garanto: o com x é mais gostoso.

Duda Silva disse...

:D
Feliz que curtisse a sugestão!
As outras que citasse tb me parecem bem válidas. E por favor, textos longos? Estão de bom tamanho.
Outra... eSpresso é? Nunca imaginei. Baita.:-*

Orlando Neto disse...

Oi, ja li todo o teu blog, a partir de um recado teu na comunidade do orkut..
Acho que está redondo, acho que cada um tem a sua identidade ao escrever e que tu faz isso com grande estilo!
De repente uma foto da fachada do lugar, ou do prato mesmo da comida, como no dia da janta com as meninas!!
A Foto ali do google maps já é um grande quebra-galho, acho que podes colocar tb o site do lugar (se tiver) nao escrevo e nem tenho blog, mas acho que com o tempo tu vai pegando o 'jeitinho' da coisa, mas continua nesse caminho, que tá mto gostoso de ler as tuas postagens com um café quentinho. ahaha!!

Trabalho em um restaurante que quero a tua critica, se chama Enoteca Osigo e fica na mesma rua do Guinza Garden, atras do hippo, no centro. Rua São Jorge.

deu pra ver que nao tenho problemas com textos grandes, e acho, que sou eu a pessoa do orkut, eu escrevi um recado, só que foi pros spans!


Parabéns pelo blog, mto bom!

Fabíola disse...

Achei estranho quando li "ESPRESSO", mas já vi o teu comentário ali em cima sobre a origem italiana. Bom, como eu não suporto café escrevam como quiserem. (RISOS)
Eu acho que faltam fotos tiradas por ti dos pratos e do ambiente.Pouparia o trabalho da descrição dos lugares, apesar de ser importante, pois uma foto não mostra tudo.O blog também ganharia mais vida.Continue escrevendo sobre as pessoas, é bacana e é algo teu, sabe?
Espero ter ajudado!
Beijo.

Paula disse...

Entrei bem por acaso. Nessas coisas da blogosfera que eu nem saberia dizer como encontrei vc aqui. Já morei em Floripa e me vi em mtas das situações descritas. Fiquei curiosa pra ler mais e recordar os sabores e desabores (por que não?) da Ilha. Cheirinho de curiosidade por uma pitada mais a cada visita!

Anônimo disse...

Gostei muito do blog. Seria importante o endereço. Alguns bares nao consta. Parabens.

Postar um comentário