sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os prós e os contras das compras coletivas

Nunca me senti tão público-alvo quanto no momento em que abri os primeiros e-mails de sites de compras coletivas. As chamadas eram irresistíveis: pizzas, doces, temakis, feijoadas, risotos a preços escandalosamente tentadores. Isso sem falar nas depilações a laser, aulas de ioga, rafting ou até mesmo cruzeiros. Como me sinto mais à vontade pra falar sobre comida a escrever sobre o “adeus aos pelos das axilas”, prefiro ficar nas ofertas gastronômicas.

As primeiras semanas foram de euforia – e um mês depois, de desespero, com a fatura do cartão de crédito. Não vou explicar aqui como funciona todo o processo, pois acredito que vocês vivem neste mundo e já, ao menos, ouviram falar sobre o sistema de compras (passou até no Estúdio Santa Catarina e no Fantástico, gente!). A proposta é eficiente, baseada no consumo por impulso, com o cronômetro regressivo assombrando na tela do computador – o que eu acho uma ótima estratégia, assim como quase toda a lógica do serviço.

A Dita Pizza é uma pizzaria muito simpática e bem recomendada, construída em pedra e com decoração elegante e rústica. A Dita lançou a oferta de uma pizza grande, mais um Salton Volpi Cabernet Sauvignon, por R$ 29,40. O preço original, sem a oferta, segundo o Compra Catarina, era de R$ 98,00.


Fachada da Dita Pizza (Divulgação)

Como a pizzaria fecha na terça-feira e o voucher não valia para finais de semana, resolvemos ir em uma quarta-feira, por volta das 22h. Confesso que a hora já era um pouco adiantada, mas decidimos arriscar mesmo assim. Mesmo com a noite chuvosa, a pizzaria, que comporta 70 pessoas, segundo o seu site, registrava uma lista de espera de quatro casais, amontoados no pequeno hall. Como moramos perto, eu e o Geison resolvemos desistir e voltar outro dia, mais cedo.

A segunda tentativa, com chegada às 20h, e duas semanas depois da compra, foi mais bem-sucedida. Nos acomodamos em uma das pouquíssimas mesas restantes, no centro do segundo salão, próximos à lareira. Era minha primeira vez na Dita Pizza e eu não sei se eles costumam dispor as mesas tão coladas umas nas outras ou aquele era o efeito-compra-coletiva. A garçonete, atenciosa, nos trouxe o vinho (o mesmo Salton Volpi de quase todas as mesas de casais, com suas devidas pizzas grandes) e a água mineral – essa por nossa conta. Tínhamos direito a três sabores e escolhemos Hirataki ao molho de ostras (molho de tomate, mussarela, cogumelo hirataki e molho de ostras), Queijo brie com damasco (molho de tomate, queijo brie e damasco flambado com alho poró) e San Parma (molho de tomate, mussarela, presunto Parma e orégano).

Depois de uma espera breve, a pizza chegou e comecei pela de hirataki. A massa estava fina, os cogumelos deliciosos, mas não senti qualquer vestígio do tal molho de ostras. O hirataki tem um sabor bastante pronunciado, talvez por isso não tenha sido uma boa combinação. Parti então para o próximo sabor, de presunto parma, que eu adoro. O pecado da vez foi deixar a pizza assar de forma irregular. O resultado foi um parma tostado além da conta, com gosto mais pra queimado que pra defumado. A melhor da noite foi a última a ser provada, com um equilíbrio bom entre os sabores delicados do brie, do damasco e do amado alho poró. Mas confesso que esperava mais, depois de tantas recomendações.


A pizza de damasco, brie e alho poró (Divulgação)


Pedimos para levar o restante do vinho, encerramos a conta no valor de uma água mineral e saímos com vontade de voltar em tempos sem efeito-compra-coletiva. Acredito que, por ser pequena, e não ter comportado o número de clientes que aderiram à promoção, a qualidade tenha caído. Para estes casos, acho que a limitação no número de cupons vendidos ajudaria bastante. Talvez tenha sido apenas um dia meia boca. Mas, como sabemos, constância é um valor que os restaurantes não podem se dar ao luxo de esquecer, mesmo em tempos de compra coletiva.

Atendimento: ☺☺☺☺
Momosidade (casal): ♥♥♥♥
Aceita cartão de crédito / débito
Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 3595 / Subida do Morro da Lagoa
Telefone: 3334-0945
Abre de quarta a segunda, das 19h à meia-noite.


Exibir mapa ampliado

Alguns sites que lançam ofertas aqui de Floripa:

Click On
Compra Catarina
Imperdível
Peixe Urbano

Conhecem mais algum? Me falem nos comentários que eu complemento aqui!

15 comentários:

Anônimo disse...

Compramos também a oferta da Dita Pizza mas nossa experiência não foi bem sucedida e acabamos pagando pela oferta e desistindo de conhecer a casa. O site não nos enviou o voucher e eu, talvez um pouco desinformada (tinha sido a primeira compra em grupo), liguei para a pizzaria Dita Pizza e perguntei se eu poderia ir assim mesmo, sem voucher. A pessoa que atendeu o telefone me disse que eles "não enviavam voucher" e que eu poderia ir sem ele. Então, com a data da oferta prestes a vencer,liguei para me informar e a pessoa me disse com a maior grosseria (que foi respondida a altura) que "a Dita Pizza" não tinha nada a ver com a oferta e que eu deveria ligar para o site e pedir o voucher. Como ligar para o site um dia antes de vencer a oferta? Eu retruquei dizendo que eu tinha sido informada de forma errada e que tinham me dito que eu poderia comer a pizza sem o voucher. Nada adiantou, a impacîência e grosseria imperaram com o cliente (eu no caso). Resultado: uma propaganda boca-a-boca da pior possível em relação à pizzaria. Compramos para a NAVE MÃE e fomos MUITO BEM ATENDIDOS. Lá eu recomendo!

Anna Clara disse...

Ainda não comprei nada nesses sites, na verdade só conhecia o Peixe Urbano, vou me cadastrar nos outros. Vinho e pizza grande por 30 pilas?! To chocada. Talvez eles devessem limitar o número de vouchers aceitos por dia. Assim eles teriam mais espaço pra clientes que pagam mais, e a qualidade não precisaria cair.

MF disse...

Olá, parabéns pelo blog, sempre dou uma passadinha aqui e já li milhares de vezes o post sobre o café riso, que tem uma foto de uma entradinha que preparei quando trabalhava lá! aconselho esse site, que mostra todas as ofertas http://www.zipme.com.br/ofertas/compra-coletiva/?c=florianopolis

MF disse...

Se quiserem dar uma olhadinha, meu site é: http://gastroeventos.blogspot.com/

Gui e Mi disse...

Ainda não comprei nada nesses sites, sempre dá errado quando vou pagar :S . Acho que esses sites é uma boa oportunidade de conhecer casas novas, mas o ruim é quando isso se dá com surpresas desagradáveis. Abçs, michelle.

Fabíola disse...

Oi Bruna, tudo bom querida?
Então, o Fábio comprou uma pizza na Bella Pizza pelo Peixe Urbano e como ele já havia ouvido algumas reclamações de amigos pelo ambiente estar muito lotado quando a oferta iniciou, resolvemos deixar para o final. Nós fomos ontem, chegamos no horário marcado e não tivemos problemas. Li no primeiro post que a pessoa não recebeu o voucher, mas nessa semana eu comprei uma hora no boliche e o meu voucher chegou no lixo do e-mail, fica a dica!
Beijos!!

Anônimo disse...

Olá Bruna,

Sou sócio-fundador do COMPRA CATARINA. Fico feliz que tenha curtido a experiência, embora não 100% como citou. Sempre discutimos bastante com o parceiro a questão da capacidade de atendimento e buscamos o equilibrio para manter a qualidade do serviço, mesmo com o aumento de volume. Acredito que a oferta da DiBernardi também tenha comprado conosco. Lerei o seu relato sobre ela também!

Att
Alexandre Amorim
contato@compracatarina.com.br

Lísia disse...

Oie Bruna! O principal nesses sites de compra coletiva é o estabelecimento estar totalmente preparado para atender bem ao cliente - creio que isso é meio novidade no mundo empresarial e que muitos irão deixar a desejar. Um beijo Lisia

Compre Oferta disse...

Oi Bruna!
Trabalho no COMPRE OFERTA - site de compra coletiva de Floripa. Estamos sempre em busca de novos estabelecimentos de qualidade para lançarmos nossas ofertas. Além disso, recebemos sugestões do público de lugares que eles têm interesse que façamos novas ofertas, principalmente restaurantes. Aceitamos suas sugestões com muito prazer também. :)

Abraço,
Clarissa
www.compreoferta.com.br

Anônimo disse...

Brands Club e
Privalia
Sites de roupas e acessórios de marcas legais.

Bruna disse...

Poisé...são sites legais, mas com um alto índice de reclamações. Eu, por exemplo, já comprei um produto em cada site.
No Brands, não entregaram porque não havia no estoque, apesar de constar para venda. Resultado: fiquei mais de três meses trocando e-mails para receber o dinheiro de volta. O e-mail era o único canal de comunicação com o cliente.

No site da Privalia deu certo a compra, mas o prazo de entrega é de 20 dias úteis. Entendo que a logística não favorece, já que eles não são os responsáveis pelos estoques, mas acho que o modelo poderia ser repensado.

Obrigada por comentar!

Saboreando em Floripa disse...

Oláá, conheçam nosso novo blog

Marlon Guerios disse...

Oi, eu gostei bastante da Dita Pizza, é um local bem aconchegante e o atendimento é ótimo, além das pizzas serem muito boas. Valeu!

Flávia disse...

Também provei a de damasco com queijo brie e adorei. :)

FlaM disse...

pois é menina! já desisti (ao menos temporariamente) das compras coletivas, cansada de não me adaptar as restrições de uso: um podólogo dos deuses no raio que o parta, ou sushi bem no meu caminho mas em dias e com exigências de planejamento inconcebíveis para mim - foram a gota dágua! cansei de pagar e nao desfrutar!

Postar um comentário